Monday, January 02, 2006

Intelitevê

Qualquer um sabe que é bem mais fácil criticar do que criar, por isso não queria adotar a posição de crítico impiedoso com a nossa televisão. Fiquei sabendo que o GNT (Globo News Television) da Globo Cabo, andou recebendo uma série de prêmios por sua produções; logo o GNT sobre o qual eu tinha uma série de restrições.

Parte dessas restrições não é um problema do canal, é um problema meu, reconheço, é um canal concebido para ser "esnobe", feito por e para gente esnobe; deve valer algo do tipo "os incomodados - ou os que são peixe fora dágua - que se mudem".

Aqueles quadros com mulheres sentadas em poltronas, falando bobagens intermináveis, retrata bem o que estou dizendo; completa o quadro programas da estirpe de Manhatan Connection - quer coisa mais esnobe? -, Contemporâneo - entrevistas sem sapatos num sofá é o máximo de "contemporâneidade" -, ou então aqueles programas estúpidos da Rita Lee e do Roberto de Carvalho - adorei ver os dois dar marteladas um na cabeça do outro.

Mas como posso falar mal se isso é uma televisão premiada? Os caras devem estar se achando os últimos da competência. O jeito é assistir cada vez mais cinema, não há solução viável para a televisão, ou televisão inteligente é projeto natimorto.

No comments: