Thursday, May 04, 2006

Verdades que vão aparecendo aos poucos

Eu até entendo as estratégias de marketing, mas não aceito a mentira. A mentira é lançada sobre todos e gera um sentimento injusto de inferioridade sobre muitos. Quando você vê alguèm propagandear na mídia que a venda de automóveis, eletrodomésticos, vestuário ou seja lá do que for, cresceu x por cento, você passe a se perguntar o que estará errado com você?

Olha para o seu salário, para os seus compromissos, vê que não sobra nada para adquirir nada, as notícias informam que "todos estão comprando", e "comprando mais", e daí concluí: ou você é muito incopetente, um dos únicos que não consegue ganhar o suficiente para manter a si e a família, ou alguém está faltando com a verdade nessa história.

Hoje vem a notícia: a Volkswagen está estudando o fechamento de uma de suas unidades fabris no Brasil e a demissão de seis mil funcionários. Motivo: falta de viabilidade econômica. Pergunta que não quer calar: mas se estão vendendo tanto, cada vez mais, qual o motivo do fechamento?

A resposta está na própria reportagem. As notícias de que vendem mais são mentirosas, são enganosas. Na verdade a fábrica está trabalhando com 70% de sua capacidade, 50% da produção vai para o mercado externo, e o mercado interno cai cada vez mais - os governos FHC e Lula estão acabando com uma das bases da democracia, estão acabando com a classe média.

A classe média acusa o golpe. É ela quem paga os impostos, é ela quem banca a distribuição de riquezas no país, pois não se está tirando dos mais ricos para os mais pobres, está se tirando dos pobres - classse média - para os miseráveis. E bolso de pobre tem fundo raso, acaba logo. Eu diria que já acabou.

Escrevam: as crises vão começar a se suceder. Com o dólar super valorizado, está acabando essa mamata de escoar via exportação tudo o que não é consumido no país, não pelo excesso de produção, que seria característica de um país desenvolvido, mas pela falta de consumo, fruto do empobrecimento da população.

Esses bobalhões de carteirinha não enganam ninguém. Usam essa linguagem estúpida do economês para propugnar que tudo está bem, enchem a boca para falar em bolsa de valores e em fundamentos macroeconômicos. Fundamentos? Vocês vão ver os os fundamentos aonde vão parar em breve! Quem mantém esse circo funcionando é a classe média, na hora que a classe média quebrar quem vai a pagar a conta?

No comments: