Sunday, April 02, 2006

Viver é conceder

Li somente o caderno central do jornal, numa visível tentativa de fuga dos assuntos sérios do jornal. Imaginei que no caderno central estariam as amenidades. E se não acertei de todo, de certa forma, estavam, sobre a linha editorial do "viver é conceder". Linha que, parte é inspirada pelo restante do jornal, e parte foi inspirado pela passagem próxima do dia primeiro de abril, considerado o dia da mentira, daí justifica-se um artigo sobre a "mentira necessária". Outra colunista procura ver a bondade sobrevivendo no mar de maldades da atualidade, me vem a memória uma sopa de maldades, onde sobrevivem num caldo escuro tenebroso algumas batatas da bondade. Verdade, esta é uma forma benéfica de ver a realidade, quase uma das "mentiras necessárias', ou deveriamos dizer "uma das mentiras caridosas".

Fugi da parte volumosa do jornal, fugi daquilo que eu já conheço, das notícias sobre a corrupção na política e dos políticos no país, sobre os crimes cometidos pela total falta de segurança pública, das greve por melhores salários, do proselitismo político que se faz da viagem do "astronauta brasileiro", das notícias sobre o futebol e seus milionários craques de paupérrimas jogadas, das abobrinhas sobre estrelas do cinema e tv, cantores e cantoras. Fugi desse menu que me fazem e servem sobre a vida; digo que prefiro escolher meus pratos. Nessa escolha de todo volumoso jornal só quero seu caderno central, nem todo ele, parte dele, a parte que me serve.

No comments: