Monday, May 26, 2008

Globalização

A globalização é filha do egoísmo. Explicando: os temas globais só passam a interessar ao vivente local quando também passam a afetar o local. O mundo está preocupado com a devastação da floresta amazônica, preocupação mundial - já que estamos todos embarcados nessa mesma nave terra. O mundo não está nem um pouco preocupado com as vítimas da violência no Brasil - as 50 mil vítimas anuais são um problema nosso, e só nosso.

Poderíamos esperar um comportamento diferente? Obviamente não! Como? Nos enquadramos nesse mesmo grupo, somos todos adeptos de São Mateus, "primeiro os meus". Eu sempre digo que o paraíso terminou na época de Adão e Eva; de lá para cá restou essa vida complicada de conflitos de interesses. Sou cético, não acredito que somos tencionados para o bem, coloque qualquer um numa situação limite e a parte animal domina a racionalidade.

Eu sei, existem as exceções que servem para justificar a regra. São os santos e santas que servem de modelo e inspiração para o resto. Ainda bem! Deve ser em nome deles que Papai do Céu mantém esse circo funcionando, uma meia dúzia de justos que - ainda - nos livra de sermos uma Sodoma e Gomorra.

No comments: