Thursday, February 02, 2006

Coisas Perigosas!

Todos os dias, todos acham que fazem tudo certo. Todos, no seu íntimo querem acertar. Muitos, além desse querer que caracteriza os outros, precisam, devem acertar, simplesmente eles não podem errar, não tem o direito a um erro sequer. Mas errar é humano, não é isso o que todo mundo diz?

Aonde está o espaço para o erro do piloto de avião? Ele sabe que precisa acertar todas as decolagens, todos os pousos, todas as rotas? O seu erro todos conhecem: desastre aeronáutico. E um cirurgião? Ele precisa acertar todas as sua operações, precisa manejar com precisão absoluta o seu bisturi. O seu erro? Muitas vezes está lá na "causa mortis": tal coisa causada por erro médico.

E os policiais? Onde entram nessa? Há pouco aqui no Rio Grande do Sul, na prisão de um bandido foragido, foi alvejado e morto um menino de três anos de idade. Motivo? Erro na operação policial. As coisas não saíram conforme o planejado. O policial precisa da mesma precisão do piloto, da mesma perícia do médico, mas tem que fazer isso com o seu salário de policial. Ai está o problema!

Não há como ter as três coisas. Com salário de polícial não dá para pagar precisão de piloto ou perícia de médico. Se você duvida disso, tente convencer um médico ou um piloto a trabalhar com o salário de um policial, será que você consegue? Pois é, não há condições, então você terá que ser "operado por um enfermeiro", "quem vai pilotar o seu avião será um motorista de ônibus" e terá a sua segurança nas mãos de um desses policiais. Perigosas essas três coisas, não é mesmo?

No comments: