Tuesday, January 17, 2006

Bandeiras

O cinema é talvez uma das manifestações artísticas mais suscetíveis a essas bandeiras sociais e/ou políticas que se levantam de tempos em tempos. Não que as outras formas artísticas também não o façam, mas o cinema, por ser uma arte multimeios, envolvendo imagem, música, texto, e atingindo uma grande audiência, tem mais força, tem mais poder como um instrumento formador de opinião.

Essa talvez seja a parte que eu não me agrada tanto no cinema; nada contra bandeiras, acho que tudo nessa vida tem seu lado político, tem que ter uma utilidade para não virar futilidade; mas elas acabam deformando, de certa forma, a manifestação artística, há um forçar de barra pela necessidade de estar engajado, que faz com que tudo se volte para um determinado tema.

A crítica, atores, direitores, associações, e até as premiações são direcionadas e abraçam a bandeira do momento. E todos aplaudem, mas aplaudem muito mais a bandeira do que a própria obra em si; eu, como não sou fã de bandeiras, eu sou um fã de cinema, gosto de separar as coisas, o que é palanque do que é a manifestação artística.

Um filme não é bom porque abraça a bandeira certa; pode ser até politicamente correto, mas isso é outro departamento. Não dá para cair na armadilha da mídia, embarcar no "vamos promover para eles apoiarem a bandeira".

No comments: